quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Questão de hábito

Tudo é uma questão de hábito. Quer dizer, nem tudo. Mas a maioria das coisas fazem parte dos nossos hábitos, e se a gente quiser e precisar mudar, sabemos que precisamos trabalhar com nosso hábito. O problema é que, mudar de hábito é algo que não é muito fácil. Mudar de hábito é muito difícil mesmo. Hábito é algo que estamos acostumados fazer frequentemente, de uma maneira já automática. Mudar isso é algo que nos tira da nossa zona de conforto, pois exige esforço, exige renúncia de muitas coisas. 
Lembrei disso por um motivo besta, mas que é um exemplo de mudança de hábito. Sempre tomei café com adoçante, não colocava muito, mas tinha que ter adoçante. Sempre admirei as pessoas que tomam café sem açúcar/adoçante, mas nunca consegui tomar café sem adocica-lo. Meu irmão me disse: "É uma questão de hábito. Começa a tomar sem açúcar, os primeiros goles serão amargos, mas depois tu começa a gostar do gosto". Nós e a nossa mania de adocicar tudo. O bom de não adocicar é que tu sentes o sabor do alimento/bebida. Café, sucos, etc.. 
Agora? Só tomo café sem adoçante. Virou um hábito. Foi mais fácil do que eu imaginava. No início parece ser sacrificante, mas depois vira um costume e nem consegue mais tomar café com adoçante.
Mas como eu disse, mudar de hábito não é fácil não. Não adocicar o café é uma mudança de hábito, digamos, fácil (pra mim pelo menos foi). Mas há diversas mudanças de hábitos que quero e preciso, que não consigo fazer.
Quanto à alimentação... 
Gostaria de diminuir os doces e principalmente parar de "beliscar" comidas o tempo inteiro. Tenho alguns hábitos saudáveis como não fazer nenhuma questão de tomar refri, tomar muita água e sempre como bastante salada. O problema é que eu adooooro comer uma bobagem. 
Eu tento, mas, confesso, que não é fácil.
Eu gostaria de ter o hábito de sair pra correr, mas me falta motivação, fico cansada só de pensar. Não sou uma pessoa sedentária, mas gostaria de "gostar de correr". Adoro fazer exercícios físicos mas também adoro ver uma TV, computador (só coisa que não presta). 
Hábito do estudo: Esse hábito eu NUNCA tive, em toda a minha vida (olha, são 26 anos). Que horror, né? Eu troco tudo pelo estudo, tudo me dispersa, tudo é melhor fazer do que estudar. Garanto que muitas pessoas concordam comigo. Sabes que eu gostaria de ter esse hábito? Eu queria gostar de estudar, já me esforcei um monte para gostar, mas não gosto. As vezes acho que não gosto do que eu estudo. Por que se fosse algo que me agradasse, talvez eu acharia mais legal pegar os livros. 
Hábito de ler eu tenho, sempre estou lendo um livro, ou até dois ao mesmo tempo. Mas estudar, não é comigo. Estuda DIREITO pra veres como é chato estudar!! 
Ai, mudar hábitos, criar hábitos novos, sempre será difícil, mas nunca impossível. Eu perdi o "hábito" de fumar, que é um dos mais difíceis, por que não conseguiria mudar alguns hábitos na minha vida?
TU, que queres mudar de hábito, não deixe pra depois. Com força de vontade, com certeza irás mudar um hábito ou criar um hábito novo. Esforço é preciso, e nunca pense que será impossível! 

Mude de hábito...
Pare de fumar;
Diminua a bebida alcoólica;
Aproveite suas manhãs;
Coloque exercícios físicos em sua rotina;
Diminua o tempo na frente do computador/TV;
Estude mais;
Leia mais livros, revistas, Jornais;
Coma mais frutas, saladas;
Diminua comidas calóricas da sua vida;


Tem tantos hábitos bons de se criar. Depois que se habituares tudo fica mais fácil. E tudo isso passou na minha cabeça por que parei de adocicar o café. Que tal tirar o açúcar/adoçante do café?

Nenhum comentário:

Postar um comentário